O Navio-Escola “Brasil” desatracou, em 6 de setembro, da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) para realizar a XXXIV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM).
Na ocasião, estiveram presentes o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, o Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Rogerio da Rocha Carneiro Bastos, e o Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante Marcelo Menezes Cardoso.
A comissão tem o propósito de complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos pelos militares na Escola Naval durante o Ciclo Escolar, aprimorar a formação cultural dos futuros Oficiais e representar o País e a Marinha do Brasil nos portos visitados, promovendo o estreitamento dos laços de amizade com as nações amigas.
Durante a VIGM, são ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, importantes nessa fase de adaptação à vida de bordo.
Ao término da viagem, os 203 Guardas-Marinha da Turma “Almirante Protógenes”, já nomeados ao posto de Segundo-Tenente, serão distribuídos para servirem por todo o País, de acordo com o seu Corpo e Habilitação.
Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge, profere palavras aos Guardas-Marinha